Buscar
  • Conectando Sorrisos

As linguagens do brincar


Você sabia que a criança se expressa e aprende brincando?

É através desse movimento que ela muitas vezes pode falar sobre seus sentimentos, visão de mundo e até pedir ajuda. Ouvimos muito que brincando podemos dizer tudo, e até a verdade não é mesmo? Acredito que para as crianças isso é um fato. Principalmente com as brincadeiras que chamamos de projetivas, que são aquelas do “faz de conta”, que é possível criar e imaginar diferentes personagens e enredos.


Desenhos, criação de histórias, massinha, fantoches e até as caixas dos brinquedos, tudo pode dizer muito. Afinal, não dizem que muitas vezes as crianças parecem gostar mais da caixa do que do brinquedo propriamente dito? Pois é, a caixa pode ser qualquer coisa, o brinquedo talvez é só ligar, apertar um botão e observar. O que também tem seu valor, mas nada se compara a criação de infinitas possibilidades quando usamos a imaginação. Ali falamos muito de nós, expressamos coisas que estavam adormecidas ou que ainda se quer tínhamos nos dado conta.


Através do brincar as crianças aprendem sobre regras, limites, interações sociais, comunicação, dinâmicas familiares e muitas outras coisas. Lugar de criança é no mundo das brincadeiras, aprendendo, desenvolvendo habilidades emocionais, sociais e cognitivas, expressando suas emoções e sentimentos, mas acima de tudo se divertindo.

Experimente vivenciar essa experiência, embarque no mundo das crianças e permita que ela conduza essa viagem, aposto que você irá se surpreender.

Por Marcella Moreira, psicóloga e voluntária da ONG Conectando Sorrisos.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo