Buscar
  • Conectando Sorrisos

7 motivos para se tornar um voluntário



Ser voluntário em uma causa ou projeto social é doar o seu tempo de forma gratuita e sem fins lucrativos em prol de pessoas, animais, da natureza ou de comunidades que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou ambiental.


Dentre os diversos motivos que levam uma pessoa a se tornar voluntária, escolhemos sete principais para destacar:


1. A oportunidade de fazer alguém feliz


No trabalho social você certamente encontrará pessoas cujas vidas irá impactar positivamente. E pode ter certeza, receber um sorriso e um abraço vale muito mais do que qualquer remuneração.


2. Deixar a sua marca no mundo


Quem tem a oportunidade de desenvolver um projeto em uma ONG, Associação ou Fundação é capaz de mudar a realidade de uma pessoa, uma comunidade ou mesmo um povo. Você certamente deixará um legado transformador onde estiver.


3. Fazer amigos para a vida toda


Nós nunca estamos sozinhos nessa caminhada! Ser voluntário é construir amizades com pessoas que têm objetivos semelhantes e que desejam fazer o bem. Essas amizades em geral são duradouras, sinceras e leais.


4. Valorizar a sua vida e tudo o que você tem


Muitas vezes temos dificuldade de enxergar o quanto somos privilegiados em relação a tantas pessoas no mundo. Segundo o IBGE (2020) cerca de 13,5 milhões de pessoas vivem na miséria no Brasil. É preciso reconhecer e valorizar a nossa vida e o voluntariado certamente contribui para isso.


5. Reduzir as chances de depressão e ansiedade


Segundo a OMS, o Brasil ocupa o 5° lugar em relação a países com alto índice de depressivos. O trabalho voluntário se mostrou muito eficaz no combate aos sintomas de quem já possui depressão e ansiedade além de ser um importante fator de prevenção.


6. Encontrar um novo hobby


Bateu aquele tédio? Por meio da música, teatro, jogos, atividades físicas e recreativas e muito mais você pode aprender um novo hobby e ainda utilizá-lo para fazer alguém mais feliz.


7. Receber muito mais do que oferece


É senso comum entre os voluntários que todo recebemos muito mais do que oferecemos ao visitar um idoso em uma instituição de longa permanência ou desenvolver uma atividade recreativa com uma criança. A gratidão que recebemos vem até de quem não fala, experimente cuidar de um animal de estimação para ver quanto carinho receberá.


Se esses motivos ainda não foram suficientes para te convencer, ainda lembramos que o trabalho voluntário é gratuito, ou seja, você não paga nada para participar. Não tem idade nem momento, você pode ingressar em qualquer fase da vida. E na maioria das vezes não possui nenhum pré-requisito ou formação prévia. A única coisa necessária é a vontade de fazer o bem. Seja um voluntário!


Marcello Rodrigues Messias

Voluntário e Membro Fundador

Ong Conectando Sorrisos

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Conecte-se conosco
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2020 ONG Conectando sorrisos.

  • Preto Ícone YouTube
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto